O que fazer quando chover no casamento ao ar livre ?

Muitas pessoas passam a vida sonhando com a chegada do casamento. E como você já sabe, para que tudo ocorra bem no grande dia, é preciso muita organização. No entanto, por mais que haja total dedicação aos detalhes da recepção e do buffet, alguns fatores fogem do nosso controle como quando chover no casamento ao ar livre.

O caso das variações climáticas ou, em outras palavras, a temida chuva no dia da cerimônia. Afinal, como lidar com esse imprevisto sem que os seus convidados fiquem ensopados e a decoração seja danificada? Antes de tudo, fique calma! Há algumas opções ótimas que podem te ajudar, como escolher um local bem estruturado e contratar o apoio de um gerador.

O que fazer quando chover no casamento ao ar livre ?

Cópia de Cópia de retrospective

Planeje bem a data da cerimônia

O primeiro grande passo para quem quer planejar um casamento ao ar livre, é pensar na data, que pode ser a sua grande aliada durante a cerimônia. Isso porque, mesmo que não tenhamos o controle sobre as mudanças climáticas, há algumas épocas no nosso calendário que apresentam maior índice de chuva.

Então, por que não evitá-las? Um bom exemplo, é o mês de janeiro. Apesar de fazer parte do verão, essa é uma das épocas que mais chovem no ano.

O mesmo vale para o período de dezembro e fevereiro. Já entre os meses de junho e setembro, há um ótimo clima para programações ao ar livre e a sua cerimônia pode ser uma delas!

Preste atenção na previsão do tempo

Ainda que você escolha a melhor data para o casamento, é importante saber que imprevistos acontecem. Portanto, que tal se manter atualizada na previsão do tempo? Você não precisa acompanhar as mudanças climáticas muitos meses antes da cerimônia.

Mas, tenha atenção na semana do evento. Caso perceba que o tempo está mudando, parta para um segundo plano. Aqui, você deverá improvisar!

Entre em contato com os seus fornecedores, distribua guarda-chuva ou capas de chuva e, em alguns casos, o uso de protetores para os calçados também é uma excelente alternativa para proporcionar mais conforto e evitar que os convidados se sujem.

Escolha um local bem estruturado quando chover no casamento ao ar livre

Priorizar por um local com toda a infraestrutura é indispensável para quem deseja realizar um casamento ao ar livre. Seja de frente para o mar ou no campo há inúmeras opções de cenários para você produzir um evento surpreendente e, ainda, proporcionar todo o conforto para os seus convidados.

Em ambos os casos, você poderá contar com os serviços de empresas especializadas para instalar tendas cobertas no ambiente. No entanto, o mais indicado, é buscar por locais que possuam um espaço aberto, mas que também, ofereçam opções cobertas, caso você precise recorrer ao plano B.

Este é o caso da Fazenda das Cabras, que conta com a vantagem de um jardim belíssimo e, ao mesmo tempo, possui estruturas fechadas e preparadas para abrigar os noivos e convidados com muito conforto, como o espaço de cerimônia e o salão de festas. Sem dúvidas, é uma alternativa que vale a pena, já que você não terá limitações de espaço, aproveitando a cerimônia em qualquer circunstância.

Contrate um gerador

Que tal investir em ainda mais segurança, contratando o apoio de um gerador? Essa dica vale tanto para ambiente ao ar livre, quanto locais fechados, já que a falta de energia pode atingir qualquer espaço e a qualquer momento. No entanto, com a chegada de chuvas intensas, esse risco aumenta e todo cuidado é pouco.

Caso o local escolhido para o casamento não conte com essa função, o recomendado é se antecipar, pesquisar por empresas, cotar valores e escolher a opção que mais cabe no seu bolso. Em alguns casos, vale a pena contratar um serviço emergencial e fugir de qualquer problema com a rede elétrica.

Aproveite e beleza da chuva

Se mesmo com todo planejamento, a chuva resolver aparecer no grande dia, não entre em pânico! Mesmo que seja difícil no começo, veja pelo lado positivo. Já imaginou produzir as suas fotos na chuva?

Diferente, romântica e muito original, essa produção deixará o seu álbum de fotografias bastante caprichado e o seu fotógrafo vai adorar a experiência. Por isso, separe desde já os acessórios caso algumas gotinhas resolvam cair do céu.

Galochas, guarda-chuvas e outros elementos são ideais para complementar a produção. Você ainda pode convidar os seus padrinhos, madrinhas e familiares para fazerem parte dos cliques. Será um momento

Alterar Senha
Por favor entre com seu endereço de email. Vocês irá receber uma nova senha via e-mail.