Comida para casamento: 4 dicas do que servir no grande dia!

Após o pedido de casamento e a realização do noivado, chega o momento de dar início aos preparativos para o grande dia — que vai desde a decoração do espaço, até o buffet que será servido na recepção. E se você ainda não sabe qual a melhor comida para casamento, saiba que está no lugar certo.

Isso mesmo, querida leitora! Hoje, explicaremos todas as informações para quem deseja montar um cardápio impecável e deixar os convidados com água na boca. Para isso, tenha em mente desde já: será preciso considerar diversos fatores importantíssimos, como o horário da cerimônia e, inclusive, o orçamento disponível para essa finalidade.

Preparada para saber mais? Acompanhe a leitura, fique por dentro do assunto e acerte em cheio na escolha do seu cardápio!

1. Comida para casamento de dia

Se antes, realizar uma festa de dia era uma prática exclusiva dos casais que optavam pelo casamento no civil, atualmente, esse tipo de celebração está, a cada dia, mais comum. A razão para essa transformação? É uma só: muitos pombinhos estão preferindo organizar recepções no campo, na praia ou, simplesmente, em um belo jardim. E para garantir um cenário ainda mais charmoso e acolhedor, nada melhor do que contar com a iluminação do dia.

Mas afinal, qual a comida para casamento mais recomendada nessa situação? Para definir o cardápio, primeiramente, será preciso analisar a estação do ano. Caso o casório aconteça durante o verão, a dica é investir em pratos leves e não muito gordurosos. Saladas, frutos do mar, carnes brancas e queijos são apenas alguns exemplos.

Já na hora de escolher as bebidas, prefira as opções refrescantes e aromáticas, sendo o vinho branco, vinho rosé, champagne, chás gelados, sucos naturais e águas saborizadas as alternativas prediletas do momento.

comida para casamento

Foto: freepik.com/freepic.diller

2. Comida para casamento à noite

Por outro lado, há os pombinhos que não abrem mão da tradicional festa de casamento noturna. Normalmente, tais celebrações são organizadas em salões ou restaurantes mais sofisticados.

Este é o seu caso? Se “sim”, a dica é servir alguns petiscos para os convidados logo no início da recepção. Como você já pode imaginar, as entradinhas possuem, exclusivamente, a finalidade de abrir o apetite dos presentes — e os antepastos cumprem bem essa função, como é o caso dos frios, queijos, torradinhas e caldos leves.

Ao chegar no meio da festa, já será possível servir os pratos principais. À noite, as opções mais indicadas são as massas, acompanhadas de dois ou três molhos. Também é interessante investir em algumas opções de carne, que são excelentes para agradar a todos os gostos.

Dica: não se esqueça de adicionar alternativas para as pessoas veganas ou vegetarianas — pratos com molho ao sugo, legumes e cogumelos são excelentes pedidas.

comida para casamento

Foto: freepik.com/prostooleh

3. Comida para casamento do tipo brunch

Descontraído e com um clima casual, o casamento do tipo brunch tem feito o maior sucesso entre os pombinhos mais jovens. Tal evento é de origem inglesa e costuma acontecer no período entre o café da manhã e o almoço, começando, no máximo, às 11 da manhã.

A parte boa, é que essa modalidade de celebração conta com um cardápio bem diversificado — misturando elementos presentes no desjejum, com outros mais “encorpados” e que são típicos do almoço. Veja a seguir a nossa relação:

  • salada de frutas;

  • cereais;

  • bolos sem muita cobertura;

  • tortas doces e salgadas;

  • panquecas;

  • tábua de frios;

  • pães,

  • torradas, croissants; salada de folhas verdes;

  • caldos variados;

  • massa com duas ou três opções de molho.

E as bebidas?

  • sucos naturais;

  • águas saborizadas;

  • cafés;

  • chás.

Foto: freepik.com/v.ivash

4. Sobremesas para casamento: as opções que estão em alta

É claro que as sobremesas não poderiam ficar de fora da nossa seleção de comida para casamento, não é mesmo? Aqui, não há regras: a sua única tarefa será definir as opções que melhor se encaixam com o perfil (e o orçamento!) do casal. Para facilitar essa missão, dê uma olhada nos docinhos mais requisitados nessas ocasiões:

Cheesecake

Pode ser de frutas vermelhas, chocolate, goiabada, cereja ou qualquer outro sabor de sua preferência. O doce é um dos preferidos dos pombinhos, uma vez que, além de muito saboroso, consegue conquistar todos os paladares.

Panna cotta

A panna cotta é um doce de origem italiana e com textura muito similar ao pudim. A diferença, porém, está no sabor, que pode variar de acordo com a calda escolhida. As mais utilizadas são as de frutas vermelhas, creme de avelã ou maracujá.

Brigadeiro de colher

Diretamente do universo infantil para os casamentos, o brigadeiro de colher é um doce clássico — e muito gostoso! Em uma recepção formal, a sugestão é servir essa sobremesa em potinhos, para que os convidados comam com uma colher. Há ainda, a possibilidade de preparar outras versões de brigadeiro, que vão desde o chocolate branco, até a paçoca ou morango. Uma delícia!

comida para casamento

Foto: freepik.com/senivpetro

E aí, gostou das nossas dicas sobre comida para casamento? Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, aproveite e entre em contato conosco. A Fazenda das Cabras conta com um espaço encantador para os casais que desejam realizar uma cerimônia impecável. Será um prazer atendê-la

Alterar Senha
Por favor entre com seu endereço de email. Vocês irá receber uma nova senha via e-mail.