Dama de honra: saiba como escolher o vestido ideal!

 

Já não é novidade para ninguém que a noiva é a grande estrela de um casamento. Mas, e se te dissermos que existe outro personagem, igualmente encantador, e que costuma marcar presença nesse tipo de cerimônia? Sim, cara leitora, estamos falando da dama de honra.

São crianças convidadas para carregarem as alianças ou, até mesmo, jogarem várias pétalas ao longo do caminho até o altar. E para que o evento fique ainda mais gracioso, nada melhor do escolher o vestido ideal para essa mini convidada ilustre.

É nesse momento que muitas mulheres ficam em dúvida e perguntam: “o que deve ser considerado durante essa tarefa?” Se você também está vivendo uma situação como essa, saiba que está no lugar certo. Ao longo da leitura, daremos algumas dicas de ouro e que, sem dúvida, te ajudarão a acertar em cheio no traje da sua daminha. Confira!

Passo 1: fique de olho no horário da cerimônia

Antes de começar a sua busca pelo vestido dos sonhos para a sua daminha, que tal observar o horário em que será realizado o seu casamento? Para os eventos que estão planejados durante o dia, como aqueles que acontecem ao ar livre, o mais recomendado é optar por tonalidades clarinhas, alegres e com tecidos fluídos.

Exemplos disso? Trajes com detalhes em off-white, rosé gold, azul-bebê, amarelo, verde-água e, até mesmo, com estampa florida. Por outro lado, se estivermos falando de um casamento à noite, vale a pena apostar nas cores sóbrias, tais como: azul-marinho, dourado, vinho ou verde-musgo.

Dica: lembre-se ainda, de escolher uma tonalidade que esteja de acordo com a decoração do evento. É importante que todos os elementos conversem entre si para, então, criarem um visual harmônico.

Foto: freepik.diller

Passo 2: cuidado com o caimento

Antes de ser uma dama de honra, a sua mini convidada é apenas uma criança. Portanto, é fundamental escolher um modelo que, além de ser belo, consiga proporcionar conforto e liberdade durante a festa.

Aqui, os modelos mais indicados são os com comprimento até o meio da perna, deixando à mostra o sapatinho, facilitando a caminhada da criança e evitando tropeços.

Tenha ainda cuidado com o caimento da peça. Fuja dos modelos capazes de apertar a barriga da criança ao sentar e que sejam desconfortáveis na hora de levantar os braços.

Passo 3: menos é mais

Outro fator importante durante esse processo, é não cometer excessos com a produção da daminha. Do início ao fim do casamento, a noiva deve, majoritariamente, ser a protagonista do evento e, portanto, o vestido da sua mini convidada especial precisará ser menos carregado e sem muitos elementos decorativos.

Procure ainda, sempre respeitar a idade da dama de honra. Jamais vista uma criança com trajes adultos, ou uma adolescente com vestidos curtos demais e que lembrem os de uma boneca.

Passo 4: faça tudo com (muita) antecedência

Para ser um sucesso, todo casamento precisa ser planejado detalhadamente e com antecedência. Esqueça a ideia de comprar o vestido da sua daminha de honra em cima da hora — provavelmente, vocês duas vão se estressar bastante e ainda correm o risco de não encontrarem o modelo perfeito.

Se você estiver pensando em alugar a peça, considere organizar esses detalhes com, aproximadamente, 2 meses antes da cerimônia. Mas tudo pode mudar se o vestido for feito sob medida, viu?

Caso isso aconteça, o recomendado é cuidar desses preparativos, no mínimo, 4 meses antes do grande dia — sempre lembrando que, durante essa fase, será preciso escolher os tecidos, as cores e, ainda, fazer diversos ajustes e provas.

Dicas bônus para escolher o vestido da dama de honra

Ainda em dúvida sobre como encontrar um modelo fantástico para a sua daminha? Veja abaixo outras sugestões exclusivas:

  • está liberado investir em trajes com pouco brilho;

  • se optar por um vestido branco, é bacana incluir elementos coloridos para destacar a produção;

  • para um casamento noturno, os modelos em cetim e renda são excelentes;

  • escolha um sapatinho que combine com o restante do look;

  • casamentos durante o dia pedem por penteados soltinhos. Fica lindo!

Foto: unsplash

Viu só? Após essas dicas, com certeza, você ficou mais confiante para escolher o vestido da sua dama de honra. Aproveite o momento e veja também o nosso post sobre como organizar um casamento à noite!

Alterar Senha
Por favor entre com seu endereço de email. Vocês irá receber uma nova senha via e-mail.