Entenda aqui a diferença entre madrinha e dama de honra

 

Acima de tudo, o casamento é um evento exclusivo para celebrar o amor. E nada melhor do que, durante esse momento, você estar rodeada de familiares, amigos e outras pessoas que foram e são especiais para a sua história. Entre esses convidados ilustres, estão as famosas madrinhas e damas de honra.

Inicialmente, algumas noivas acreditam que não há diferença entre elas, mas acredite: não somente existe uma divergência, como você precisará entender melhor sobre o assunto para convidar as pessoas da maneira correta.

Portanto, e para acabar de uma vez com as suas dúvidas, criamos esse post com todas as informações valiosas para que, no grande dia, você tenha ao seu lado quem realmente importa. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é uma dama de honra?

Muito se fala sobre as daminhas de honra, mas pouco se sabe, de fato, o que esse termo significa. Para entender melhor, vamos até à origem da palavra.

Dama de honra é uma palavra originária do “demoiselle”, um vocábulo criado ainda na Idade Média e que diz respeito às amigas da noiva. Anos atrás, essa amiga, mais do que especial, tinha que, obrigatoriamente, ser solteira para se dedicar integralmente ao casamento.

Contudo, e felizmente, hoje essa exigência ficou no passado e a dama de honra pode ser uma melhor amiga, irmã, prima ou tia — independentemente do seu estado civil. O importante, é que essa convidada seja, realmente, uma figura marcante em sua vida e esteja torcendo pela sua felicidade nesse momento único.

Ao convidar as suas damas de honra, você precisará ter em mente que essas convidadas, normalmente, precisam utilizar o mesmo vestido para a cerimônia. Mas sem pânico, viu? Os modelos não precisam ser 100% iguais, mas sim, podem apresentar a mesma tonalidade, textura ou modelagem.

Uma curiosidade: segundo a tradição, essas mulheres ainda deverão carregar um buquê, parecido ou igual ao da noiva, com a finalidade de espantar os “espíritos ruins” do casório.

Foto: freepik

Entrando na igreja

Assim como as madrinhas, as daminhas podem entrar na igreja antes da chegada da noiva. No entanto, também existe a possibilidade delas entrarem junto com com a estrela do casamento — ajudando a segurar o seu véu ou não.

E a madrinha?

As madrinhas carregam um papel importantíssimo para o casamento. São elas quem ajudarão a noiva ao longo de todo o planejamento da celebração — desde a escolha do vestido ideal, até a organização das lembrancinhas. Ou seja, são mulheres com quem a noiva pode contar, em qualquer momento, para ajudar nos preparativos e em situações inesperadas.

No Brasil, a cultura das madrinhas é muito mais forte do que a das damas de honra. Inclusive, aqui, essas convidadas devem entrar no evento acompanhadas pelo padrinho. Estes, por sua vez, podem ser namorados, maridos ou, simplesmente, um conhecidos das madrinhas.

Ao contrário do que acontece com as damas de honra, as madrinhas não têm a exigência de usarem os mesmos vestidos. Porém, caso você goste dessa ideia, nada impede de fazer tal sugestão às suas convidadas. A decisão é sua!

Foto: v.ivash.freepik

Como escolher as madrinhas e damas de honra?

Agora que você já sabe a diferença entre madrinha e dama de honra, que tal conhecer alguns critérios básicos para acertar na escolha dessas convidadas?

Já adiantamos que o requisito número 1, é eleger pessoas que sejam extremamente importantes e especiais em sua vida. Caso você ainda esteja em dúvida, dê uma olhada nas nossas dicas a seguir:

  • selecione as suas amigas de infância ou pessoas com quem você tem uma grande conexão;

  • escolha mulheres que são importantes para a história do seu relacionamento;

  • convide para ser madrinha ou dama de honra alguma parente com quem você tenha bastante afinidade;

  • escolha pessoas de diferentes nichos da sua vida: do trabalho, da escola, da família, do círculo de amigos, dentre outros.

Foto: v.ivash.freepik

E então, depois dessa leitura ficou mais fácil entender a diferença entre a madrinha e a dama de honra? Não se esqueça: antes de escolher as mulheres que ficarão em destaque no altar, vale seguir as nossas dicas para não se arrepender.

Aproveite ainda e compartilhe esse post nas suas redes sociais. As suas amigas vão adorar conferir essas informações!

Alterar Senha
Por favor entre com seu endereço de email. Vocês irá receber uma nova senha via e-mail.