Quer arrasar no convite de casamento? A gente dá as dicas!

Um dos primeiros passos na organização de uma cerimônia, é definir como será o convite de casamento. É por meio dele que seus amigos e familiares terão o primeiro contato com o evento e, inclusive, poderão ter uma ideia de como, quando e onde será realizada essa super festa.

Por conta disso, é de extrema importância acertar em cheio no convite — sempre escolhendo o melhor papel, a textura, as cores e, até mesmo, a fonte que será a responsável por carregar as informações mais importantes sobre o grande dia.

E com tantas opções disponíveis, os pombinhos ficam bem indecisos na hora de escolher um modelo que seja estiloso e consiga transmitir a essência do casal. A gente entende muito bem essa situação e, por isso, trouxemos algumas dicas infalíveis que ajudarão você a acertar na escolha. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Observe o estilo do casamento

A maneira mais simples — e prática — de acertar na escolha do seu convite de casamento, é observando o estilo da cerimônia. Atualmente, podemos dizer que existem três principais tipos de decoração, sendo:

  • a clássica e tradicional;

  • a rústica;

  • a moderna e minimalista.

Cada categoria conta com um estilo de convite diferente. A seguir, explicaremos as características de cada um. Veja:

Convites clássicos e tradicionais

São a primeira opção dos noivos que se casam na igreja. Normalmente, esses materiais são produzidos em formato retangular, em tons neutros — como o branco ou off white — e apresentam um brasão exclusivo do casamento. Alguns modelos ainda apresentam aplicações em cetim ou medalhinhas metálicas, que ajudam a adicionar mais personalidade e graça ao material.

Convites rústicos

Quem pretende se casar na praia ou no campo, deve investir no convite de casamento rústico — afinal, se trata de uma ocasião mais despojada que as demais. Sendo assim, os seus convites podem surgir nos mais variados formatos e tipos de papel, sendo o kraft liso o mais comum deles. Para intensificar a proposta rústica, também é possível adicionar cordões, palha, raminhos ou pequenas conchas, ótimas para festas no litoral.

Convites modernos

Para encerrar, temos os convites modernos, classificados em dois tipos: os criativos e os minimalistas. O primeiro, é indicado para casais que desejam inovar e decidem realizar festas temáticas ou repletas de elementos inusitados. Esse é o caso dos convites em formato de história em quadrinhos ou em 3D.

Já o convite minimalista, é aquele pautado por cores sóbrias, linhas retas e sem o uso de ilustrações. Agora, se ainda assim, você acreditar que o resultado ficou um tanto “sem graça”, vale a pena investir em acabamentos prateados ou adicionar um arranjo pequeno e bem delicado na lateral do convite. Menos é mais!

Foto: unsplash.com

Cuidado com as informações

Como falamos acima, é no convite de casamento que os convidados poderão se informar sobre os detalhes do evento.

Porém, isso não significa que você precise colocar muitas informações no material, viu? Caso contrário, o visual da sua produção ficará carregado demais, impedindo uma visualização agradável.

Para não errar, procure inserir os seguintes dados: o nome dos noivos, a data, a hora e o local da festa. Vocês possuem um site de casamento? Se “sim”, também vale inserir esse detalhe no convite.

Já para os pombinhos religiosos, está liberadíssimo colocar uma citação bíblica ou algo relativo à religião de ambos. Não tem erro!

Foto: freepik.com

Faça tudo com antecedência

Assim como tudo na vida, o casamento precisa de muito planejamento para sair como desejado. E no meio de toda essa organização, você precisará produzir os convites com bastante antecedência.

A recomendação, é que amigos e familiares recebam o material com, no mínimo, 1 mês de antecedência, caso sejam pessoas que residam na cidade onde será feita a cerimônia.

Já para os convidados que moram longe, o ideal é informá-los sobre a festa com, pelo menos, 3 meses de antecedência. Com esse cuidado, todos conseguirão se organizar para não perder esse dia tão especial. Portanto, não se esqueça: programe-se bem!

Foto: prostooleh.freepik

E então, noivinha, o que achou de nossas dicas exclusivas sobre como escolher o convite de casamento ideal? Acredita que, após a leitura, ficará mais fácil encontrar o modelo dos seus sonhos e arrasar na escolha? Deixe o comentário no post e divida a sua opinião!

Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos valiosos como este, diretamente no seu e-mail!

Alterar Senha
Por favor entre com seu endereço de email. Vocês irá receber uma nova senha via e-mail.